Qual o ‘processo’ por trás das maiores composições sertanejas?

Por Mariana Silveira

Que a música conta histórias que muitas vezes combinam com as nossas vidas isso todo mundo já sabe. É comum ouvirmos “Ah! A dupla tal fez a música da minha vida”, “A cantora X conta todas as minhas histórias”. O que o grande público ainda não tem conhecimento e confunde muito é que nem sempre o cantor é o compositor da música. Cada música tem os seus autores, que transformando em um panorama mais fácil, são os pais daquele recém-nascido.

Quando uma música começa a nascer, ela pode trazer a melodia junto ou não. E ela começa a ter as características próprias de quem vai cantá-la. Arruma o tom, prepara o arranjo, produz… tudo para que saia na mais perfeita sintonia no lugar mais importante pra todos os cantores e compositores: os ouvidos do público.

Mas como é o processo de composição? Existe alguma maneira de começar a compor? PraLSMD1 entender mais desse universo tão especial, conversamos com o Caco Nogueira, um dos maiores compositores do país e autor de grandes sucessos como “Cê Topa”, “É Tenso”, “E Aí, Tempo?”, “Isso Cê Num Conta”, entre outros.

Ele começou a compor com 14 anos e o que era hobby se tornou profissão. Segundo o Caco, ele tinha muita dificuldade em decorar as músicas que tocavam e pensou “Se eu conseguir compor as minhas próprias músicas, essas eu vou saber de cor” e foi assim que começou o trabalho de um dos compositores mais renomado do Brasil.

Sem nenhuma influência de músicos ou compositores na família, o talento nato foi surpresa no meio familiar. Ninguém realmente achava que isso poderia virar uma profissão e que daria certo.

Segundo o Caco, pra compor ele gosta muito de ficar em casa com o seu tereré, bebida típica do Mato Grosso do Sul. O silêncio, a falta de preocupação e a tranquilidade são suas companheiras pra que saiam grandes hits. Falando em hits, uma das escadinhas pra chegar no topo do sucesso, geralmente, o compositor já sente quando conseguiu fazer um. E algumas vezes as composições já são direcionadas para determinados cantores.

Na composição não existe uma regra mas muitas histórias vividas ou ouvidas são contadas através das melodias. Muitas vezes são histórias reais com um pouco de ficção. Uma das histórias mais incríveis de composição do Caco foi o processo pra compor a música “É Tenso”. Ele já estava com a música pronta mas sentia que faltava uma palavra-chave, algo que tornasse a música única. Ele não conseguia terminar e resolveu encontrar uns amigos pra jogar sinuca e tentar espairecer. Enquanto ia jogar, ouviu uma mulher falando “é tenso demais” e deu o clique que era isso que faltava na música dele!!!

Querem ouvir mais sobre compositores? Ou preferem falar de outros assuntos do mundo da música? Deixa a sua sugestão aqui pra gente!

Sem mari




Últimas notícias

  • Maria Cecília e Rodolfo lançam clipe de "Participação Especial"
  • Maiara e Maraisa participam da nova canção de Claudia Leitte
  • "Eu e Você de Novo": Edson e Hudson lançam o 21° álbum da carreira
  • Henrique e Juliano encerram temporada de shows da Folk Valley
  • VillaMix Festival chega pela primeira vez ao Paraguai




  • One comment

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *