Lendas, um projeto que surgiu pra ser inesquecível!

Por Mariana Silveira Silva

Quando a música – antes conhecida como caipira – surgiu, ela disputava espaço com as canções clássicas que já tinham território marcado nos teatros locais. Sem perspectiva para entrar nesse cenário, os cantores sertanejos encontraram no circo o palco propício para os espetáculos.

Gran Circus Americano - Niterói - 17-Nov-1961Mesmo assim não era fácil. Além da concorrência de todas as duplas da época, os artistas precisavam levar público para os próprios shows. Milionário e José Rico chegaram a pagar propaganda para garantir público. Algumas duplas ainda intercalavam músicas com espetáculos circenses. Tudo para que o público ficasse mais atraído e maravilhado com as novas canções.

Somente nos anos 70, quando a música caipira começou a falar de temas mais atuais e românticos, é que ela foi consagrada como “música sertaneja”. Nessa época, a moda de viola ganhou expressão nacional conquistando cada dia mais ouvintes e fãs desse novo estilo musical.

Com um cenário mais propício e um público mais animado, surgem grandes duplas que anos depois serão consideradas um marco na história da música sertaneja. Entre elas, duas souberam manter o equilíbrio entre o rural e o urbano, entre a estrada de terra e o asfalto da cidade, entre o gado e os automóveis: João Mineiro e Marciano e Milionário e José Rico.

cd-joo-mineiro-e-marciano-classicos-sertanejos-lacrado-7011-MLB5143758005_102013-FEssas duas duplas foram muito marcantes pois conseguiram manter o estilo musical e ainda conquistar o carinho e admiração de diversas pessoas. Além do gênero, foram duplas que iniciaram um novo padrão de vestimenta dos artistas sertanejos. Passaram a usar anéis, correntes e acessórios diferentes que marcaram uma época.

Nos dias de hoje, a música sertaneja possui diversas vertentes. Modão, que embora seja uma palavra inexistente no dicionário da língua portuguesa, foi o termo escolhido para representar o sertanejo que fica entre a raiz e o contemporâneo. É marcado pelo estilo romântico, às vezes sofrido, e sempre muito apaixonado.

João Mineiro nos deixou em 2012 e José Rico em 2015. Ambos partindo bem antes do combinado pois ainda havia muito a ser mostrado.

Milionário e Marciano – quis o destino que eles se encontrassem – as maiores lendas da música sertaneja em atividade. Um marco na Cultura Popular Brasileira.

Com tanta bagagem e representação na história da música sertaneja, o Lendas será o maior acontecimento dos últimos cem anos da música sertaneja. Um marco histórico na música sertaneja e no amor ao circo. A gravação do trabalho será no dia 11 de novembro em São Paulo.

Certamente um evento como esse não acontecerá novamente!

mari2

MARIANA SILVEIRA SILVA

 

Natural de Barretos-SP, 23 anos de idade.




Últimas notícias

  • Charles e Adriano lançam o primeiro DVD da carreira
  • Trio Villa Baggage chega ao fim após dez anos de estrada
  • George Henrique e Rodrigo fazem parceria com Zé Neto e Cristiano
  • Gustavo Mioto lança clipe de “Solteiro Não Trai”
  • Day e Lara lançam "Multiplica" com participação de Naiara Azevedo




  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *